top of page

             O XV Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE; o V Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação – ENHIME e o IV Simpósio Nacional de Estudos Geoeducacionais – SINECGEO, possuem o objetivo de ensejar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: LDB 20 ANOS: POLÍTICA, HISTÓRIA E ESPAÇOS EDUCACIONAIS.

                 Dentre as muitas possibilidades de pesquisas na área de Educação, como ofício, estão as que permitem falar, contar, narrar a nós mesmos, por meio de nosso passado e do espaço que produzimos, de nossas matrizes culturais, das ações e processos educacionais, dos conflitos e resoluções, pensados a partir de contingências e possibilidades. A ciência presente nestes estudos busca desvendar e compreender as entranhas e liames da vida social, em suas dimensões econômica, política e cultural, distendidas no tempo e no espaço.

                Para melhor apreensão dos desafios do presente, o evento espera contribuir para aglutinar iniciativas de pesquisas na área de Educação das diversas universidades, favorecendo o fortalecimento de uma rede de ação institucional e a publicação de resultados de estudos, os quais serão revertidos positivamente para o processo de ensino, formação de pesquisadores e professores, bem como para o conhecimento do passado e da história local, em conexão com instâncias nacionais e internacionais.

               Os estudos no âmbito da Educação estão, cada vez mais, pelo contexto sociocultural que contemporaneamente se delineia, submetidos a novas exigências. Isto porque esse campo vem sendo pressionado por imperativos de ordem científica e profissional, como também de natureza política, administrativa e econômica, cujas tensões resultantes nem sempre são decodificadas e analisadas profundamente. No entanto, a tomada de consciência dos processos que implicam em mudança destas diferentes ordens, atingindo a sociedade, as comunidades, pessoas e instituições pode representar um momento privilegiado para abordagens no campo educacional e construção de novos sentidos dentro das compreensões percebidas para os fatos, as relações, os impactos e as mutações.

             Na perspectiva de compreender os fenômenos acerca do homem e suas relações: consigo, com os outros e com o mundo, desde 2002, o NHIME vem divulgando suas pesquisas, bem como a de outros grupos afinados com a temática relacionada com suas investigações. Por meio do evento maior, pelo qual registra os resultados em publicações: artigos, revistas e livros, somando doze edições: "História e Memória da Educação no Ceará" (2002); "Biografias, instituições, ideias, experiências e políticas educacionais" (2003); "Saberes populares e práticas educativas" (2004); "História da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastros" (2005); "História da Educação no nordeste brasileiro" (2006); "Interfaces metodológicas na história da educação" (2007); "Vitrais da memória: lugares, imagens e práticas culturais" (2008); "Escola e culturas: política, tempos e territórios em ações educacionais" (2009); "Tempo, espaço e memória da educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo" (2010); "Cultura, educação, espaço e tempo" (2011); "O real e o virtual em debate" (2012); "50 anos de Formação Docente" (2013). "Golpe de 1964: História, Geopolítica e Educação" (2014), "Centenário da Seca de 1915: História, Educação e Literatura".

             O encontro de 2016 tem como temática "LDB 20 ANOS: Política, História e Espaços Educacionais", essas duas décadas de vigência da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), surge como uma boa oportunidade para avaliação geral da educação brasileira. Nesse período, uma dúzia de leis modificou a LDB. Foram, todavia, mudanças pontuais. O espírito da lei permaneceu intocado. Significa que a lei se mostrou adequada para fixar as diretrizes e bases da educação nacional, ou o período é ainda curto para uma avaliação dessa natureza? Em suma, o queremos com o evento e sua produção acadêmica é identificar em que medida a nova LDB estimulou avanços e representou entraves para o desenvolvimento da educação do País.

bottom of page